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domingo, 5 de janeiro de 2014

Board positioning e meta-game

Fala galera, estou trazendo para vocês uma matéria muito interessante que um membro da comunidade escreveu, e que o universo sabe, eu faço errado toda hora heheheh.

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Ei, essa é pra você aí! É, você mesmo que acha que já sabe tudo o que há pra saber sobre o meta-game de Hearthstone. Você, por acaso, lança seus minions de maneira aleatória no campo de batalha? Já parou pra pensar que a posição em que eles ficam pode influenciar entre permanecerem mais tempo vivos ou, no mínimo, causarem muita dor de cabeça ao seu oponente? Pois hoje eu vou te falar sobre um conceito que se chama "board positioning", ou posicionamento no tabuleiro, e que vai muito além de colocar um Totem de Labaredas ou um Defensor de Argus entre dois lacaios quaisquer.

Todo bom jogador sabe que os detalhes fazem a diferença em qualquer jogo de estratégia, e num cenário que vem se mostrando cada vez mais competitivo como o do Hearthstone, isso não é diferente. Por este motivo resolvi compartilhar um pouco do que sei sobre posicionamento defensivo e de buffs no campo.


Posicionamento defensivo

Posicionamento defensivo é como eu gosto de chamar a disposição dos lacaios no campo de batalha, de forma que dificulte a sua morte ou controle pelo adversário.

Repare, por exemplo, na Dragoleta. Ela é uma carta muito forte se bem usada, pois não pode ser alvo de magias de herói ou cartas de feitiços. Contra um rogue ou um mago, este minion deve ficar SEMPRE entre dois outros minions que você queira proteger. Por que? Bom... Coloque um minion como o Gnomo Leproso(2/1) entre uma Dragoleta(3/2) e uma Mestra do Culto(4/2). No turno do seu adversário ele usa traição e com duas manas mata seus dois queridos lacaios usando o seu próprio Gnomo para isso. Mas se, em vez disso, a Dragoleta for posicionada entre eles, o seu oponente terá de escolher entre usar traição para matar apenas sua Dragoleta e te fazer comprar uma carta por causa da Mestra do Culto ou pensar em outra estratégia, pois a traição não valerá mais a pena. Já contra um mago, com o Gnomo leproso no centro, ele não apenas mataria seu minion usando Cone de Gelo, como também congelaria e deixaria com um de vida os outros dois. Sem falar que, com 6 de mana, ele poderia usar a habilidade do herói, dando um de dano na sua Mestra do Culto antes de usar o Cone de Frio, fazendo com que você não compre CARTA NENHUMA, perca dois minions e fique com outro congelado e 1 de vida no campo (caso não tivesse nevasca, obviamente).

E isso não precisa ser baseado apenas na Dragoleta. Contra um Rogue ou um Hunter, por exemplo, basta lembrar como as cartas de controle de seus adversários agem, preocupando-se em preservar ao menos um dos seus minions na mesa. No caso do rogue, colocar um minion com ataque não letal entre outros dois de vida maior é uma boa opção. No caso do hunter, é importante lembrar que o minion com mais vida/mais importante provavelmente será atingido com 5 de dano e os adjacentes com 2 (Tiro Explosivo), de forma que seu posicionamento deve ser pensado para manter vivo ao menos um dos três.


Posicionamento e buffs

Defensor de Argus é uma das cartas que estão em alta no meta atual, porém não são todos que o utilizam da melhor forma possível (e o mesmo é aplicável a outras cartas que buffam adjacentes). Se você tiver um Defensor no seu deck, mesmo que ele não venha na sua mão, desde o início do jogo você deve posicionar seus minions de forma que os mais resistentes fiquem lado a lado para que possam receber o taunt e +1+1 do Argus. É claro que, como HS é um jogo dinâmico, isso vai depender muito da sua estratégia e dos outros buffs propiciados pelos minions no seu campo. Também sem esquecer o posicionamento defensivo citado anteriormente.

Outro detalhe importante e muitas vezes ignorado pelos jogadores intermediários é que quando você invoca um minion utilizando habilidade de herói (paladinos e shamans) ou feitiços que invocam minions (Imagem Espelhada, Espírito Feral), estes aparecerão necessariamente ao seu lado direito no tabuleiro. Por isso é importante pensar na posição de cartas que buffam adjacentes com efeito "aura", ou seja, que permanecem enquanto a criatura responsável por buffar continuar viva e não-silenciada no campo de batalha. Serei mais claro: um Totem de Labaredas ou um Lobo Hediondo Alfa buffarão com mais ataque os minions ao seu lado, certo? Então, você precisa ter consciência que, caso você coloque o Labaredas ou o Lobo ao lado esquerdo do seu único minion no campo, quando você invocar o seu totem pela habilidade do herói, este totem não receberá o ataque do Totem de Labaredas ou do Lobo Hediondo. O mesmo conceito vale para paladinos.




Em suma, quanto mais à frente você pensar, mais vantagem você terá sobre seu oponente. Uma troca por um minion que se encontra ao lado de outro que o buffa, poderá ser mais vantajosa na medida que, quando ele for destruído, o lacaio ao lado dele passará a receber o bônus em seu lugar. Então, lacaios que buffam em "aura" são geralmente melhor aproveitados quando estão mais à direita do seu campo de batalha, mas é claro que isto não é regra e vai depender da sua situação no jogo.

Por bbto#1967

Para quem não conhece as cartas citadas passe o mouse encima dos seus respectivos nomes aqui:

2 comentários:

  1. Caramba....Realmente muito bacana isso...Nunca tinha parado pra pensar como pequenas coisas como o posicionamento faz uma diferença enorme.

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