.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A montagem de um deck (Modo Normal)



Uma das coisas fundamentais em qualquer card game é a montagem do deck, um deck bem montado pode suprir até mesmo a falta de cartas raras e o gasto de dinheiro com o jogo. Vou abranger alguns pontos importantes como curva de mana, magia x lacaios, objetivo do deck e forma de jogo. É importante lembrar que estou aqui escrevendo meu relato pessoal e não estou usando nenhuma informação de terceiros, certas opiniões podem discordar do que aqui vou escrever, mas essa é a forma como EU vejo e me baseio ao montar um deck, e modéstia à parte tenho me saído consideravelmente bem. Também vale lembrar que essa é a forma que uso para montar um deck no modo normal de jogo, em arena tem muita variáveis a se considerar e para esse modo cabe um outro post.

  • Objetivo e forma de jogo
A forma do seu jogo e o objetivo do seu deck são muito importantes, você não precisa ter combos e mais combos para ter um formato e objetivo. Eu por exemplo gosto de um jogo mais cadenciado, mais controlado, eu gosto de ter uma resposta para todas as jogadas do adversário e não gosto de ficar dependendo de vir aquela carta ou aquele combo salvador. Basta que você crie uma forma sua de jogar, estipule um objetivo seja ele limpar a mesa do adversário ou causar o máximo de dano no seu oponente, mas é muito importante se ter esse tipo de objetivo para ajudar você a criar um padrão de jogo.

  • Magia X Lacaios
Este é outro ponto bastante importante, apesar de Hearthstone ser um jogo bastante centrado nos Lacaios é bom ter um certo equilíbrio entre o numero de lacaios e o numero de magias, acho muito difícil um deck com apenas magias ser realmente efetivo no HS (com as cartas atuais), mas o contrario também é valido acho muito difícil um deck todo de lacaios ser consistente o suficiente para se destacar, apesar da quantidade enorme de cartas com Grito de Guerra. O equilíbrio entre lacaios e magias é ao meu ver extremamente importante, praticamente todas as classes tem algumas cartas chave para seus decks independentemente do estilo de deck como por exemplo Polimorfia, Bagata, Controle Mental, Executar e Assassinar, essas cartas na minha opinião não podem faltar em qualquer deck que queira ter alguma chance real de se tornar competitivo ou sequer descente.

  • Curva de Mana
Uma das coisas que mais leva um deck ao fracasso é o erro da curva de mana, a curva de mana nada mais é do que a quantidade de cartas de cada custo, é muito importante que um deck nunca tenha sua curva acentuada no ponto final ou seja, no custo mais alto, mas como assim? As cartas tem seu custo de mana cristal (MC) de 0-10 (salvo cartas como os gigantes), o ponto inicial da curva seria o custo 0 e o final o custo 10, então uma deck não deve ter seu ponto alto no 5+, a curva ideal seria o ponto 0 crescendo até o meio e caindo até o 10 formando uma montanha, mas isso é quase impossível.
Devido a grande variedade de cartas o mais comum é que do 1-3 sejam mais alto e a curva vá decaindo até os números altos. É muito importante que mesmo em deck rápidos, com custo de 0-3 tenham algumas cartas mais sólidas de custo mais alto e de vida e dano também altos, essas cartas dão uma certa solides ao deck deixando eles menos frágeis nos turnos finais.

Estes dois exemplos, são de tipos de curvas corretas, vocês podem observar que no deck de Hunter os custos de 1-3 predominam na curva e a partir do 4 a quantidade cai considerável mente até o 7+ com apenas 1, já no deck de Shaman a curva é diferente, devido ao deck ser mais focado em magias, a curva sobe e desce com muitas cartas no 1 e 3 e no 5-7+ os números são bem menores, isso acontece pois o Shaman tem a mecânica overload que diminui o custo das cartas mas desconta no turno seguinte. Nos dois exemplos a curva é correta pois o que não pode ocorrer é o deck ter sua curva alta no final dela onde os custos de 6+ tornariam o deck extremamente lento e tornando difícil a sobrevivência até o turno dele começar a funcionar (salvo alguma exceção que possa vir a funcionar, devido aceleração de mana ou habilidade de algum lacaio).



Espero que tenham gostado e que sirva de alguma ajuda para alguns de vocês, esses pontos que citei acima sempre me ajudaram muito em qualquer card game que joguei e tem me ajudado muito no Hearthstone e realmente espero poder ajudar.


Um comentário:

  1. ficou ótimo o post. O bom deck é sempre aquele que alia uma boa distribuição de mana a uma estratégia funcional

    ResponderExcluir